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Brasil chega a Cannes com 2.037 concorrentes

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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Cannes

Brasil chega a Cannes com 2.037 concorrentes

Participação nacional cresce 5,5% em relação ao ano passado; total de inscritos no festival sobe 6% e atinge 26.992 trabalhos


16 de junho de 2023 - 8h52

O Brasil enviou à 70ª edição do Festival Internacional e Criatividade de Cannes, que acontece de 19 a 23 de junho, 107 inscritos a mais que no ano passado. Serão 2.037 concorrentes em 2023, o que significa um aumento de 5,5% nas inscrições de trabalhos nacionais. Em 2022, foram 1.930.

O País se mantém como terceiro maior participante em número de peças inscritas, atrás apenas dos Estados Unidos, que enviaram 7.303 trabalhos, e do Reino Unidos, com 2.201 peças. Os três primeiros países somados respondem por 43% do total de inscritos.

No total, são 26.992 trabalhos concorrentes enviados por 86 países, o que significa alta de 6% em relação a 2022. A organização do Cannes Lions comemora, sobretudo, o aumento de 18% no total de inscrições feitas diretamente pelas empresas anunciantes, o que demonstra o interesse dos executivos de marcas e suas empresas no evento – embora a grande maioria dos inscritos ainda seja enviada pelas agências.

Em seu ano de estreia, a área de Entertainment for Gaming atraiu 609 inscritos, sendo 62 do Brasil.

Em algumas áreas, o crescimento foi bem maior que a média de 6%, como em Creative Business Transformation, que avançou 59% em seu terceiro ano; em Creative Strategy, que teve aumento de 35%; em Creative Commerce, com alta de 25%; e em Brand Experience & Activation, com 16% mais inscritos.

Apesar de ressaltar a alta nos números de inscritos na comparação com o ano passado, a organização do Cannes Lions sabe que não dá mais para voltar a patamares pré-pandemia, época em que o festival estava bastante inflado. O recorde de inscrições totais é de 2016, quando concorreram 43.101 cases.

O Brasil registrou seu recorde de cases concorrentes em 2013, quando enviou 3.477 inscrições. Não por acaso, 2013 é também a edição que marca o maior número de Leões conquistados pelo mercado nacional no evento: foram 115 troféus.

Ou seja, assim como na maioria dos festivais de criatividade, no Cannes Lions o total de prêmios conquistados está diretamente ligado ao número de inscrições feitas. Em 2013, o Brasil foi responsável por 9,7% das inscrições totais. Agora, em 2023, responde por 7,5% do total.

As áreas em que o Brasil tem maior peso são Entertainment for Sport (16,1%), Social & Influencer (12,9%) e Entertainment for Music (12,1%).

Confira, a seguir, o total de concorrentes brasileiros em cada uma das 30 competições do Cannes Lions 2023 e o peso do País em cada uma delas:

PrêmiosConcorrentes BrasileirosPercentual do País no Total de Inscritos
Brand Experience & Activation1757,9%
Creative B2B347,6%
Creative Business Transformation239,1%
Creative Commerce5110,9%
Creative Data409,6%
Creative Effectiveness258,6%
Creative Strategy324,1%
Design606,1%
Digital Craft264,2%
Direct21311%
Entertainment536,8%
Entertainment For Gaming6210,2%
Entertainment For Music5312,1%
Entertainment For Sport9816,1%
Film542,9%
Film Craft352%
Glass158,1%
Health & Wellness846,5%
Industry Craft565,8%
Innovation95,9%
Media1699,1%
Mobile298,3%
Outdoor1628,4%
Pharma20,6%
PR1177,3%
Print & Publishing516,3%
Radio & Audio496,8%
Social & Influencer18912,9%
Sustainable Development Goals618,8%
Titanium105,7%
Total2.0377,5%
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