Cannes
Clipes roubam a cena de marcas em Craft
Film Craft e Digital Craft entregam Grand Prix a trabalhos artísticos; Brasil tem 1 Ouro e 1 Bronze para AlmapBBDO
Film Craft e Digital Craft entregam Grand Prix a trabalhos artísticos; Brasil tem 1 Ouro e 1 Bronze para AlmapBBDO
Bárbara Sacchitiello
23 de junho de 2017 - 14h55
Assim que recebem os resultados dos vencedores do Cannes Lions, os jornalistas naturalmente esperam ver quais marcas e agências ganharam a preferência do júri e foram laureadas com os troféus mais importantes do Festival. Na divulgação dos Leões de Film Craft e Digital Craft, no entanto, isso não aconteceu. Em vez de anunciantes, dois clipes musicais estavam listados como vencedores de Grand Prix.
“Se tem uma mensagem que Cannes deixa este ano é: prestem atenção nos diretores e profissionais que estão dirigindo clipes. Eles estão fazendo um trabalho maravilhoso, superando os das marcas. Nossa função no júri é apontar as tendências que estão rolando e, se as agências e marcas não ficarem de olho, poderão perder espaço para a música”, ressaltou Roberto Coelho, sócio diretor da Satélite Áudio e participante do júri de Film Craft. Tanto ele quanto os demais membros do grupo não tiveram dúvida, em nenhum momento do julgamento, que a melhor peça que tinham em mãos neste ano era “Territory”, da dupla francesa de música eletrônica “The Blaze”, produzido pela Iconoclast. Assista:
“Foi unânime. Essa peça tem uma qualidade de Craft que nos impressionou. Assistimos a esse clipe várias vezes no júri e, a cada sessão, tínhamos mais certeza de que era, de fato, merecedor do Grand Prix”, destacou Coelho. O presidente do júri de Film Craft, Robert Galuzzo, fundador e produtor executivo da Finch, foi questionado sobre as razões que levaram seu grupo a não premiar algum case feito por uma marca, como é tradicional em Cannes. “Tínhamos trabalhos de muita qualidade, como ‘Superhumans’, que sem dúvida também era merecedor de Grand Prix e nos deixou em dúvida na disputa final, mas que acabou perdendo para ‘The Blaze’ por conta de alguns detalhes. Achamos importante celebrar o novo e indicar tendências em Craft”, explicou Galuzzo.
Embora tivesse emplacado dois shortlists com “Nosferatu” (da AlmapBBDO para Getty Images), o Brasil não ganhou nenhum Leão na categoria.
Björk e Digital Craft
O júri de Digital Crat também foi seduzido pela música e entregou ao videoclipe da cantora Björk o Grand Prix da categoria. Utilizando realidade virtual para aprimorar a experiência do público “Björk’s Notget” conseguiu, na opinião do júri, usar as ferramentas digitais de acordo com a proposta da mensagem e criar experiência que antes não existiam. Confira o clipe:
A categoria rendeu 2 Leões ao Brasil – ambos para AlmapBBDO. A agência foi premiada com um Ouro e um Bronze pelo case “Nosferatu”, da Geety Images. Veja o case brasileiro:
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus