Como será o consumidor de 2025?
WGSN apresenta em Cannes relatório que define quatro perfis de consumidor que devem moldar os negócios nos próximos dois anos
WGSN apresenta em Cannes relatório que define quatro perfis de consumidor que devem moldar os negócios nos próximos dois anos
Taís Farias
23 de junho de 2023 - 5h10
Pela sexta vez, a WGSN, empresa de tendências da Ascential, apresentou o relatório Future Consumer no Cannes Lions. A análise olha para transformações em grandes áreas, como sociedade e política, para apontar possíveis padrões de consumo nos próximos dois anos.
No estudo apresentado no Festival, a companhia aponta quatro perfis de consumidor que devem movimentar os negócios em 2025. Confira os grupos e suas características:
Os novos niilistas
Contemplativos, inconformistas e em busca de significado, os novos niilistas são um reflexo das crises globais. Segundo a relatório da WGSN, esse padrão de consumidor não tem esperanças de governos e instituições possam resolver os problemas mundiais. Mas, diferente do niilismo tradicional associado à tristeza, os novos niilistas vão se dedicar a encontrar suas próprias métricas de sucesso e felicidade fora das expectativas sociais. Para as marcas que buscam encontrar esse público, autenticidade e alternativas sustentáveis podem ser um atrativo.
Os reducionistas
Depois de viverem a experiência do isolamento durante a pandemia da Covid-19 e abraçar ferramentas digitais, esse grupo a criação de comunidades e maior contato humano. Isso não significa, no entanto, que esse perfil de consumidor vá rejeitar alternativas digitais. A proposta, para esse público, são soluções e negócios que estimulem as conexões e valores compartilhados mais que o autocuidado valorizado nos últimos anos.
Os guardiões do tempo
Para esse público, o tempo é o recurso mais valioso disponível. Nesse sentido, os consumidores com esse perfil não querer perder tempo, mas investi-lo em experiências que, de fato, façam sua vida mais rica e interessante. Os guardiões do tempo podem questionar a lógica das redes sociais e conteúdos que não agreguem valor ao seu mundo. Além de serviços que poupem tempo, a aposta para marcas que querem agregar esse público é investir em excelência na experiência do usuário.
Os pioneiros
Em busca de inspiração e dispostos ao risco, os pioneiros se interessam por novas ideias e produtos que solucionem problemas para tornar os mundos virtual e físico melhores. Para WGSN, soluções que consigam tornar essa navegação mais fluida serão bem aceitos pelos pioneiros.
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