16 de junho de 2021 - 15h05
Criatividade não é ciência exata.
Muito pelo contrário. Mas é interessante olhar para Cannes sob o viés dos números também.
Sabia que nos últimos dois festivais apenas duas agências se repetiram no TOP10 da pontuação? D-U-A-S. Elas são a AMVBBDO e a McCann New York. Só que nenhuma delas ficou em primeiro lugar.
A vencedora do último festival foi a Wieden + Kennedy Portland, que se sagrou com 20 leões. E no ano anterior, quem ganhou foi a adam&eveDDB.
Já quando o assunto são as cidades com agências mais premiadas, não teve zebra. Tanto em 2018 quanto em 2019, as cidades e as posições se mantiveram as mesmas: Nova Iorque em primeiro, Londres em segundo e nossa São Paulo em terceiro.
Em 2019, foram feitas 30.953 inscrições, vindas de 89 países diferentes. Mas leão que é bom, só 932 dessas peças ganharam. Ou seja, apenas 3,01%.
Essa porcentagem, aliás, varia pouco entre as categorias. É geralmente esse o número de peças vencedoras vs o número de inscrições.
Os clientes mais premiados (também em 2019) foram Burger King, Nike e Ikea. E o primeiro vem bem para o festival desse ano novamente.
E esses são apenas alguns dos dados que o festival oferece no seu report anual.
Se por um lado os números e rankings nos ajudam a identificar alguns padrões e consistência no maior festival de criatividade do mundo, é justamente essa criatividade que surpreende e bagunça vários deles ano após ano.
Nada como o lado direito e esquerdo do cérebro andando juntos. Hora de ver o que o Lions 20-21 vai aprontar.
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