Diário de Cannes
O festival fora do festival
Comprovado: existe vida inteligente fora do Palais Des Congrés
Comprovado: existe vida inteligente fora do Palais Des Congrés
14 de junho de 2019 - 17h34
Ninguém perguntou, mas esse ano eu fui pela primeira vez ao SXSW. E é inevitável comparar com o Cannes Lions. Diferenças? Muitas. Semelhanças? Você não precisa ficar o tempo inteiro em um só lugar para poder aproveitar o máximo da porra toda. Assim como Austin, cada vez mais o entorno da sede do Festival francês oferece grandes possibilidades de investir em conhecimento e relacionamento, com o aval das mais qualificadas marcas do mundinho.
Agências
Os maiores e melhores grupos e empresas de comunicação do planeta contam com praias e lounges repletos de programação especial. Por exemplo: a praia da Dentsu Aegis Network Beach House começa com tudo o primeiro dia, com o painel “Creativity: When True Social Impact Is The KPI”. E do outro lado da Croisette, o Havas Café promove uma pá de eventos a semana toda, com Clientes como Coca-Cola e Adidas, entre outros. Vale a pescoçada.
Veículos
Além da cobertura intensa dos sites e jornais brasileiros, os gringos também marcam presença na Riviera promovendo uma série de atividades nas areias francesas. No último dia, a casa do Wall Street Journal proporciona um encontro especial com o tema “Women In Cannes”. Já a Adweek está presente no rooftop do JW Marriott com painéis desde o domingo pré-Festival. E o AdAge também brilha com sua Cannes Lawn Party, entre outros promissores eventos.
Produtoras
Esse ano, infelizmente, não vai rolar o tradicional encontro festivo da FilmBrazil. Mas relax: não é por falta de alternativas que você vai deixar de aprender e curtir com a turma do audiovisual brazuca durante o Festival. Além disso, a gringa LBB Beach & Friends fica aberta a semana inteirinha na Plage Croisette. Isso sem falar nos famosos e disputados eventos de integração da Shots e Massive/MediaMonks, cujas pulseiras valem mais do que barras de ouro.
Países
Antigamente, o máximo de eventos de estrangeiros fora do Palais ficava por conta dos pioneiros holandeses e sul-africanos, com boca-livres inesquecíveis e nada mais. Hoje não: além de festas como essas, vários países oferecem programação toda a semana, sempre com grandes nomes regionais falando sobre temas universais. Vale muito conferir. Basta escolher entre belgas, canadenses e outros, sem nunca esquecer da Embassy Of Dutch Creative.
Variados
Não mencionei antes as praias do Google, Facebook, Twitter, Spotify e Pinterest porque já são clássicos com programação diária de painéis e palestras, aberta para todos os interessados. Mas não posso deixar de destacar outros acontecimentos, como os espaços da Universal, Sony e EMI, as iniciativas da Comcast e Oracle, além de uma ou outra surpresa que sempre vai pular na frente dos olhos a cada passo pelo calçadão. É só ficar atento e aproveitar.
Conclusão? Se joga que rola.
Compartilhe
Veja também