Cannes
Dupla brasileira é premiada no Young Lions
Gabriel Moniz e Leandro Vasconcellos levaram ouro na competição que premia jovens publicitários
Gabriel Moniz e Leandro Vasconcellos levaram ouro na competição que premia jovens publicitários
Giovana Oréfice
26 de abril de 2021 - 7h34
*Atualizada às 13:48
Em parceria com a World Wide Fund for Nature (WWF), a proposta de 2021 do Cannes Lions para publicitários entre 18 e 30 anos era criar uma peça acerca da preservação ambiental para o futuro das gerações. Com um filme que simula o cenário do jogo Fortnite sem árvores, principal recurso de proteção dos jogadores, Gabriel Moniz e Leandro Vasconcellos – diretor de arte e redator da AlmapBBDO, respectivamente – receberam o prêmio ouro no Young Lions Live Award. As demais classificações foram recebidas por membros da alemã GREY Hamburg e da tailandesa CJ WORX.
“treeless world” foi fruto de uma ideia que Leandro Vasconcellos teve a partir de uma pesquisa em que descobriu que anualmente, são desmatadas anualmente 15 bilhões de árvores. A associação feita com o Fortnite foi bem aceita por Gabriel Moniz, uma vez que a comunidade gamer sempre reage às pautas que a envolva. O filme faz alusão do fim da vida sem a natureza com o fim de um jogo, o famoso “Game Over”.
OiLogo300.jpg
Vasconcellos se diz feliz com a possibilidade de falar sobre o assunto através da publicidade. “A gente tem visto como o tema vem sendo discutido e quanto o Brasil tem sido protagonista e está no meio dessa discussão tão controvérsia e tão complicada”, diz. Já Moniz, acredita que o jogo é um facilitador da comunicação do tema com gerações mais novas. “Essa pauta [da conservação ambiental] acaba ficando muito forte e a gente acaba falando com as próximas gerações, porque o Fortnite é um jogo mais infantil. […] Então, com essa ideia, acho que conseguimos alcançar vários públicos”, explica. Ele conta ainda que a classificação da melhor peça publicitária entre os 350 vídeos recebidos foi feita de maneira remota por um time de 20 jurados de agências de todo o mundo. Um dos membros é Laura Florence, diretora executiva de criação da Havas Health & You no Brasil. Segundo ela, os votos foram individuais e o vencedor foi eleito sem discussão prévia entre o júri. Além disso, a publicitária afirma que uma das consequências da distância entre os jurados foi o fato de questões culturais não serem colocadas em pauta na avaliação dos trabalhos e de eventuais particularidades.
Apesar disso, Florence afirma que este é um momento em que se deve valorizar aqueles que conseguem fazer grandes coisas com poucos recursos – e que esse foi o caso da dupla da AlmapBBDO. Ela acrescenta também que o nível da competição estava alto e que a execução da produção de Gabriel Moniz e Leandro Vasconcellos – escolhido entre 14 finalistas do mundo inteiro – é uma experiência valiosa para a carreira no mercado publicitário.
“Temos orgulho de trabalhar em propaganda, sabendo que a propaganda brasileira, nossa criatividade e nossos trabalhos são tão bem vistos mundialmente”, declara Leandro Vasconcellos. “Representar o nosso mercado é uma responsabilidade”, completa.
Além dos vencedores da AlmapBBDO, a shortlist de sete duplas finalistas contou com Guilherme Still e Leonardo Müller, estudantes da ESPM Porto Alegre. A campanha criada por eles, intitulada de “No Future Sounds”, apresentava músicas em extinção baseadas em sons de animais. O filme mostra uma canção sendo deletada de uma playlist em uma plataforma de streaming a cada semana.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus