O quão difícil é ganhar um Leão em Cannes
De todas as peças inscritas, apenas 0,07% conquistam Grand Prix; diretor do Festival aconselha as agências a criarem sem almejar troféus
De todas as peças inscritas, apenas 0,07% conquistam Grand Prix; diretor do Festival aconselha as agências a criarem sem almejar troféus
Bárbara Sacchitiello
18 de junho de 2017 - 13h42
A ânsia que as agências de publicidade de todo o planeta possuem de voltar de Cannes levando alguns Leões na mala é justificada por algumas estatísticas que provam que ser premiado com um troféu no maior festival de criatividade do mundo é, de fato, uma conquista para poucos.
Na manhã deste domingo, 18, Simon Cook, diretor geral da área de Prêmios do Cannes Lions, apresentou para os participantes do Festival alguns dados sobre o objeto mais cobiçado do Festival. De acordo com Cook, que baseou-se nos arquivos históricos da premiação, apenas 0,07% do total de peças inscritas conseguem o feito de ganhar um Grand Prix. “Conquistar um troféu em Cannes é realmente algo muito, muito difícil. Mas isso não deve desestimular ninguém. O prêmio é a única forma de elevar a barra de qualidade da indústria publicitária. Quanto mais difícil conquista-lo, mais alto é o seu valor”, disse o diretor do festival a uma plateia composta, em sua maioria, por profissionais de criação.
E não é apenas o Grand Prix que está distante dos sonhos da maioria das agências que inscrevem trabalhos no Festival. As estatísticas dos Leões de Ouro, Prata e Bronze também mostram que a seletividade do júri segue em alta. Em relação a quantidade total de inscrições em Cannes, o percentual de trabalhos que serão contemplados com Leões é sempre pouco superior a 1%. “Quem possui um Leão de Cannes realmente deve valorizá-lo pois as etapas e os critérios a serem vencidos até conquistar um troféu são bem rigorosos”, destacou.
Cook também frisou que os altos investimentos em mídia feitos para a veiculação de campanhas não resultam, necessariamente, em premiações. O profissional apresentou gráficos que mostram que as peças mais premiadas dos anos anteriores não tiveram, necessariamente, um alto investimento de veiculação.
“Não há uma fórmula para ganhar Leões, mas uma boa indicação é não criar peças pensando nesta premiação, mas sim pensar em um conteúdo que tenha uma proposta para a marca e para a agência. Se existir essa proposta, o primeiro passo para o sonho da premiação já é dado”, finalizou.
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