Experiências: o novo foco de negócios de O Boticário
Lojas conceito da marca exploram inovação, sensações e personalização para encantar clientes

O Boticário Lab, loja conceito da marca em Pinheiros, São Paulo (Crédito: Divulgação)
Dentre as 4 mil lojas do O Boticário no Brasil, as consideradas flagship se destacam por oferecer experiências e exclusividades premium aos clientes.
Atualmente, são quatro lojas: duas em São Paulo, no bairro de Pinheiros e no Shopping Morumbi, uma no Shopping Pátio Batel, em Curitiba, e a mais recente, no CascaiShopping, em Lisboa, Portugal.
Essas lojas oferecem, por exemplo, ativações multissensoriais com lançamentos, serviços de beleza e personalização de presentes, por exemplo.
Segundo dados divulgados pelo próprio Grupo Boticário em março deste ano, a base de clientes ativos e identificados da companhia alcançou 25,7 milhões em 2024, um crescimento de 7% em relação a 2023.
As vendas totais, por sua vez, somaram R$ 35,7 bilhões em 2024, o que representa um aumento de 19% em comparação ao ano anterior.
Junior Abreu, gerente sênior de store experience, explica que esses espaços reforçam a estratégia da marca de se conectar de forma mais profunda com seu público.
Além disso, também funcionam como laboratórios de teste, nos quais são desenvolvidas e avaliadas novas formas de atendimento e relacionamento, iniciativas que podem ser posteriormente replicadas em outras lojas.
“Nós queremos, de fato, gerar lembranças que marquem os nossos consumidores. Muitos vêm até a loja porque ouviram falar da experiência por outras pessoas. Isso nos provoca a pensar constantemente: ‘como levar essa vivência à sua máxima potência?’ Somos obcecados pelos detalhes. Para nós, até a jornada do presentear é uma experiência de encantamento”, compartilha o porta-voz.
Questionado sobre a possibilidade de levar a flagship para outras cidades, Abreu destaca que esse tipo de loja exige uma série de análises e cuidados.
“Nós estamos constantemente avaliando maneiras de expandir a experiência do consumidor. Mas isso não significa, necessariamente, replicar esse modelo que temos aqui, por exemplo, pois ele depende de fatores como a viabilidade do espaço e outras variáveis estratégicas.”
Os planos de expansão de infraestrutura do Grupo Boticário contam com um investimento de R$ 4,14 bilhões.
O projeto, anunciado em 2024, inclui a construção de uma nova fábrica em Pouso Alegre (MG), ampliações nas unidades do Paraná e da Bahia, além da expansão da operação logística em todo o país. A iniciativa deve gerar 1,3 mil empregos diretos e indiretos.
Amor Espresso
Na loja de Pinheiros, a experiência vai além: o cliente pode vivenciar a combinação do universo olfativo da perfumaria com o paladar da gastronomia.
Em parceria com o café Amor Expresso, marca que nasceu de um projeto social da ONG Selo Amor Espresso e capacita mulheres em situação de vulnerabilidade, a unidade oferece um cardápio exclusivo de bebidas inspirado nas fragrâncias da marca.
Atualmente, o cardápio conta com uma bebida inspirada no universo dos K-Dramas, pensada especialmente para os fãs da cultura coreana, uma das comunidades que mais interage com a nas redes sociais.
A parceria com o café também permite ativações temporárias em outros espaços e eventos.