Nike é a marca esportiva mais lembrada no Brasil

Buscar

Nike é a marca esportiva mais lembrada no Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Nike é a marca esportiva mais lembrada no Brasil

Levantamento também aponta Coca-Cola como o anunciante mais associado ao ambiente esportivo sem estar diretamente ligado ao tema


8 de maio de 2018 - 6h30

Quais são as preferências esportivas dos brasileiros e quais as marcas mais associadas ao esporte no País? Essa foi uma das perguntas que guiaram uma pesquisa do Snapcart, aplicativo de tecnologia aplicada ao varejo, para entender a relação entre esporte e marcas no Brasil. O estudo foi feito entre os dias 15 e 22 de março, por meio da plataforma da empresa, com mais de dez mil pessoas em todos os estados brasileiros, em parceria com a Sport Track, consultoria de marketing esportivo.

Quando questionados sobre quais marcas vem à cabeça associadas ao esporte, 48,2% lembram da Nike e 33,4%, da Adidas. Elas foram classificadas em um grupo de marcas esportivas. Já em relação às marcas que não são esportivas, Coca-Cola lidera a lista com 19,4% de lembrança, seguida por Caixa, com 9,1%. Foram mais de 80 marcas citadas espontaneamente pelos entrevistados.

O levantamento identificou que, no país do futebol, 51% das pessoas afirmam que esse é seu esporte preferido, em seguida aparecem o vôlei, 39%, natação, 35% e lutas, 27%, sendo que essa última fica a frente de outras modalidades estabelecidas como basquete e automobilismo, com apenas 16% dos entrevistados afirmando que gostam das duas.

Fonte: Snapcart

Já 10% das pessoas dizem que não gostam de nenhum esporte. Modalidades mais associadas a atividade física aparecem no top 10 com algum destaque: corrida/caminhada, 4%, academia/ginástica/musculação. 3%, e ciclismo 1%. Em média, cada entrevistado citou duas modalidades esportivas preferidas.

Fonte: Snapcart

O otimismo em relação ao resultado da seleção brasileira na Copa do Mundo Fifa da Rússia atinge quase 60% dos entrevistados. Ou seja, três a cada cinco respondentes acreditam que o Brasil volta com a taça, sendo que 61% de homens acreditam na vitória e 57% das mulheres acreditam na seleção.

As classes sociais mais altas também são mais positivas que as mais baixas, sendo que as classes A e B chegam a quase 70% dos respondentes acreditando no título da seleção canarinho. Completando o perfil do otimista, os mais jovens, até 25 anos, são os que possuem maiores índices de confiança no time, 66%.

Aquecimento para a Copa

Na semana passada, um estudo do Ibope Conecta, divulgado por Meio & Mensagem, apontou que os brasileiros ainda confundem patrocinadores da Copa. No caso da seleção brasileira, as marcas citados são Coca-Cola, 39%, que não é patrocinador (o Guaraná Antarctica, da Ambev, é o dono dessa cota), Itaú, 38%, Vivo, 37% e Nike, 34% — estes, sim, parceiros da CBF.

Já os patrocinadores mais citados da Copa do Mundo são feitos de maneira correta. As maiores menções são para Coca-Cola, 41%, Adidas, 22% e Visa, 20%. Há 35% que não sabem responder essa questão e 18% que citam equivocadamente Mastercard (que foi patrocinadora da Fifa até a Copa do Mundo de 2006) e Nike como patrocinadores do evento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas