Globo: como funciona o marketing de influência na prática?
Com seu hub de marketing de influência, Globo se une a marcas e influenciadores para conectar ecossistema da creator economy a seus produtos
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Giovana Oréfice
8 de julho de 2023 - 16h37
No ano passado, o Mercado Livre participou, pela primeira vez, do BBB23 como patrocinador. O potencial do programa foi uma oportunidade e desafio para que a marca desenhasse as estratégias certas de maneira integrada, não apenas em relação a canais mas em todas as partes presentes no plano.
A experiência foi compartilhada por Beatriz Milani, social media manager do Mercado Livre, no painel “Viu: a jornada de influência da Globo”, durante a VidCon São Paulo. A estruturação das ações da marca no reality show contou com influenciadores e o intermédio do Viu, hub de influência da Globo que conecta influenciadores e marcas aos seus produtos editoriais, com foco na produção de branded content.
“Foi o maior esforço mais 360 que fizemos na história do Mercado Livre”, comentou Beatriz sobre o patrocínio. De acordo com ela, o Mercado Livre precisou alinhar e manter a consistência entre todos os canais, calendário comercial como um todo ao mesmo tempo em que usava o BBB como alavanca para gerar conversas – tudo isso em tempo real. “Ter o operacional bem azeitado foi essencial para nós como marca conseguimos lidar, até como nova entrante na carteira de patrocinadores do BBB”, complementou.
Para isso, ocorreram reestruturação de times para cumprir novas demandas, a fim de manter conversas ativas e parceria diária com criadores de conteúdo. No time de creators, esteve Dora Figueiredo, escalada para acompanhar o Mercado Livre na jornada de patrocínio. Para ela, a proximidade com o público dá mais credibilidade para que ela trabalhe com marcas em uma parceria, de fato, efetiva. “Trabalhar com marcas que você acredita, conhece, usa, faz toda a diferença. O criador é para além de uma celebridade que vai receber um roteiro e vai falar algo”, disse.
Para o Mercado Livre, existem critérios de busca por diferentes perfis influenciadores de acordo com o objetivo da campanha. Todo creator pode ter um papel importante em cada etapa do funil. A máxima vale para celebridades até nano e micro influencers. Isso é ainda mais forte para uma marca que não tem um target específico, mas que conversa com milhões de brasileiros e que se aproveita da especificidade de cada categoria no marketing de influência.
Durante todo o processo, o Viu esteve presente como parceiro importante para garantir a consistência nas mensagens. Beatriz classifica que foi essencial ter um ator que estivesse totalmente integrado com o programa e com um time disponível para construção conjunta, salientando a liberdade criativa dada no processo do marketing de influência.
“Precisamos olhar para a publi do criador com um olhar mais 360”, afirmou Dora, salientando que a parceria estratégica é importante para que o influenciador possa estar em todos os lugares e canais. Neste sentido, o storytelling entra como principal provedor de serviço, potencializado pela cocriação e confiança entre as partes envolvidas. Para o Mercado Livre, a união foi benéfica para o desafio de passar mensagens promocionais via influenciadoras, construir categorias promocionais e como conversar o social com o que os artistas – que também entram como influenciadores nas ações.
É importante ressaltar, ainda, a complexidade da evolução do trabalho do marketing de influência. O Viu conta com times de planejamento, entrega, produção e conteúdo, além de monitoramento e performance e alinhamento com outras áreas da Globo.
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