O que é revolução tecnológica e impactos nas empresas e no mundo
Saiba como a revolução tecnológica influencia as estratégias das marcas, quais os benefícios e como se preparar para as mudanças constantes do mercado.
O que é revolução tecnológica e impactos nas empresas e no mundo
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Meio & Mensagem
7 de junho de 2023 - 17h00
Com foco nas tecnologias relacionadas à comunicação e à informação, a revolução tecnológica surgiu com o desenvolvimento de novas ideias no campo industrial e seguiu com transformações históricas, como a internet, até chegar ao cenário atual.
Hoje, o mercado vive mudanças constantes e cada vez mais rápidas com tecnologias que alteram o modo de consumo, a forma de se comunicar com o público e de conduzir as operações da empresa.
Com isso, inovações tendem a surgir para acompanhar essas mudanças. As marcas devem se atentar a elas para manter a vantagem competitiva, encontrar novas oportunidades de negócio e identificar pontos de melhoria para o negócio.
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Revolução tecnológica é o termo usado para descrever as mudanças que ocorrem na sociedade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. Elas alteram os modos de produção, comunicação, transporte, consumo e cultura de um determinado período.
No contexto global, alguns marcos históricos representam a evolução tecnológica em momentos revolucionários, como:
Em geral, o processo teve início com a Revolução Industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII e se expandiu para outros países, incluindo o Brasil, durante o século XIX.
Novas transformações ocorreram ao longo dos anos, até a chegada das inovações tecnológicas, durante o período conhecido como indústria 4.0. Esse período se caracteriza pela automação, digitalização e integração de sistemas.
Para as marcas, essas movimentações históricas representaram mudanças estratégicas de divulgação, relacionamento com o consumidor e venda de produtos ou serviços.
O conceito de marketing 5.0, por exemplo, surgiu como uma forma de definir o momento atual do marketing, que tem a tecnologia como aliada para aprimorar a jornada de compra e as estratégias voltadas à experiência do consumidor.
No contexto social, as revoluções tecnológicas trazem avanços em diferentes áreas e podem otimizar processos como a comunicação a distância, por exemplo.
Para as empresas, essas transformações digitais são importantes para otimizar operações e, com isso, conseguir melhores resultados para o negócio.
As otimizações permitem a criação de novos produtos, serviços e processos, que podem garantir mais qualidade nas entregas, na comunicação com os consumidores e no desempenho operacional.
Além disso, essas revoluções possibilitam a adaptação às tendências do mercado e contribuem para manter a vantagem competitiva.
A revolução tende a apresentar diferentes tendências em períodos distintos, o que reflete nos hábitos da sociedade como um todo.
Quando os celulares não ofereciam acesso a internet, por exemplo, a busca por produtos costumava ser feita diretamente nas lojas físicas.
Com o surgimento dos smartphones, que permitem o acesso fácil e rápido a internet a qualquer hora e em qualquer lugar, isso mudou. Os consumidores passaram a fazer buscas online, os e-commerces foram criados e hoje comprar pelo celular é um hábito.
De acordo com um panorama da Mobile Time em parceria com a Opinion Box, mais de 90% dos consumidores já fizeram compras pelo celular.
Existem outros exemplos de revoluções tecnológicas que podem transformar processos e estratégias das marcas no mercado, como as destacadas abaixo.
Internet das coisas, ou IoT, se refere a conexão da internet com objetos cotidianos, como um smartwatch, por exemplo – um relógio conectado à internet que permite a realização de tarefas online, como checar e responder mensagens.
Essa conexão permite a comunicação entre dispositivos, com a troca de informações em tempo real. Com isso, é possível realizar ações de maneira remota.
O conceito de computação em nuvem possibilita o armazenamento de dados no ambiente digital, com segurança e fácil acesso.
Na prática, isso permite o acesso a informações em qualquer lugar, garantindo mobilidade às empresas e possibilitando maior controle no gerenciamento de dados.
A inteligência artificial é um tema em destaque no mercado, referente ao conceito de máquinas que simulam a inteligência humana.
Para o marketing, ela pode contribuir na personalização da jornada de compra a partir da sua capacidade de interpretar dados e aprender com eles.
Como consequência, isso pode ajudar na tomada de decisões, além de aproximar o consumidor da marca e ampliar o nível de fidelização.
A integração entre o mundo analógico e o digital tem sido estimulada pela revolução tecnológica, permitindo uma vivência cada vez mais completa com a união dos dois ambientes.
Com ferramentas como o metaverso, é possível criar mundos virtuais para simular situações do mundo analógico, como trabalhar, estudar e interagir com pessoas a distância.
Essa possibilidade pode ampliar o conceito da jornada de compra, permitindo que as marcas criem experiências complementares para os usuários no ambiente online.
É possível, por exemplo, desenvolver maneiras de visualização mais completas de uma peça, inclusive com simulação de provadores digitais.
Com as ferramentas de automatização, as empresas conseguem tornar tarefas rotineiras manuais em processos automáticos. Dessa forma, podem reduzir erros, agilizar operações e aumentar a eficiência de tarefas rotineiras.
A automação de marketing é um exemplo de aplicação dessa tecnologia. Com o uso de softwares, as marcas têm a oportunidade de automatizar ações, como o rastreamento de leads, gestão do funil de vendas e segmentação das campanhas.
Isso pode contribuir para um direcionamento mais assertivo de campanhas, além de ajudar na tomada de decisões e na personalização de materiais.
Entre os benefícios gerados pela revolução das tecnologias, as empresas podem observar:
As tecnologias podem ser aliadas, mas as mudanças também podem trazer desafios para as empresas, que tendem a observar uma necessidade de adaptação constante às novidades do mercado.
Investir em inovação, na atualização de equipamentos ou sistemas pode ser uma dificuldade, bem como acompanhar as tendências do mercado.
Outro ponto de atenção é o aumento da concorrência, que tende a se ampliar com o acesso à internet. Neste cenário, acompanhar as mudanças torna-se uma estratégia importante para manter a vantagem competitiva.
Para acompanhar as transformações, as empresas precisam se preparar e manter o planejamento estratégico para ultrapassar os desafios no processo.
Existem alguns passos que podem contribuir para uma adaptação eficiente, como:
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