VMLY&R, Almap e Africa lideram ranking de shortlists brasileiros
Festival divulgou 17 shortlists neste domingo, que somados aos três anunciados antecipadamente, dão 164 chances de Leões ao Brasil em 20 das 30 premiações do evento
VMLY&R, Almap e Africa lideram ranking de shortlists brasileiros
BuscarFestival divulgou 17 shortlists neste domingo, que somados aos três anunciados antecipadamente, dão 164 chances de Leões ao Brasil em 20 das 30 premiações do evento
Alexandre Zaghi Lemos
18 de junho de 2023 - 9h03
Um dia antes de seu início oficial, a 70ª edição do Cannes Lions divulgou neste domingo, 18, nada menos do que 17 shortlists — nunca antes havia feito uma divulgação em massa como essa. São 157 chances de Leões para o Brasil nessas áreas. A competição em que o Brasil tem mais finalistas é a de Social & Influencer, com 21 menções no shortlist julgado pela comissão presidida pela brasileira Samantha Almeida, diretora de diversidade e inovação em conteúdo da Globo (confira aqui a lista completa de brasileiros nos júris). Na sequência, as áreas com mais finalistas brasileiros são Media e Outdoor, com 15 chances de Leões em cada, e a estreante Entertainment for Gaming, com 13 finalistas do País.
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Se somadas as três áreas que tiveram seus finalistas anunciados anteriormente (Titanium, Innovation e Glass), as possibilidades de prêmios para o País sobem para 164, em 20 competições das 30 promovidas pela edição de 2023 do festival. Os resultados oficiais começam a ser revelados nesta segunda, 19, quando sairão os vencedores de Outdoor, Print & Publishing, Radio & Audio, Health & Wellness e Pharma. A área de Pharma foi a única das 20 que já divulgaram shortlists que não teve nenhum finalista brasileiro.
As agências brasileiras com mais chances de Leões até agora, considerando todas as 20 áreas que já divulgaram shortlists oficialmente, são: VMLY&R (23), AlmapBBDO (21) e Africa (19). Na sequência, o ranking de shortlists brasileiros tem AKQA e Gut (14 cada), DM9 e FCB (11 cada), Soko (9), David, Grey e Ogilvy (6 cada), Le Pub (5), W+K e TikTok (4 cada), Artplan (3) e BETC Havas, Coala Lab, Druid e Publicis Leon (2 cada). Com um finalista cada, aparecem: Bora Brasil, DPZ, Galeria, Lew’Lara\TBWA, Leo Burnett Tailor Made, Media Monks e Oliver.
As duas campanhas brasileiras com mais chances de Leões são “Buscapé”, curta-metragem da VMLY&R para Vivo e Motorola, que aparece nove vezes como finalista, em Film Craft (seis menções), Media (2 menções) e Entertainment; e “O custo do ouro”, da DM9 para Urihi Associação Yanomami, mencionada oito vezes em Design (2), Media (2), PR (2), Direct e Social & Influencer (veja os cases mais abaixo).
Há campanhas nos shortlists atribuídas a mais de uma agência — no caso de conquista de Leões, os pontos atribuídos a cada troféu são divididos entre as responsáveis pela criação. É o caso da ação “Bring home the bud”, da cerveja Budweiser, da AB Inbev, que foi inscrita no festival pela Wieden + Kennedy Nova York. Após sua seleção para o shortlist de Titanium, a Wieden + Kennedy São Paulo e a Africa Creative reivindicaram junto ao anunciante e a organização do festival suas inclusões como agências criativas. Inicialmente, a Africa Creative aparecia apenas como parceira adicional. As duas agências brasileiras foram reconhecidas como coautoras e assim já aparecem como agências criativas do case nas duas menções no shortlist de PR, divulgado neste domingo.
Além disso, a AKQA aparece como agência adicional de um case inscrito polo TikTok, com três menções no shortlis de Entertainment for Music. Mas, neste caso, não pontua.
Nas áreas de Industry Craft, Outdoor e Print & Publishing há campanhas brasileiras finalistas. Nesses casos, as três peças da DM9 para Animal TV, em Industry Craft; as duas séries de três trabalhos cada da Grey para Volvo e Universidade Zumbi dos Palmares, e a de duas da AlmapBBDO para CNN, em Outdoor; e as duas campanhas da AlmapBBDO para CNN (4 peças) e Gol Linhas Aéreas (3 peças), em Print & Publishing, representam, cada uma delas, uma chance de Leão para o Brasil. Por isso, foram agrupadas no ranking de agências acima, cada uma delas como uma campanha finalista.
Confira nos links todos os finalistas brasileiros nos shortlists já divulgados pelo Cannes Lion 2023:
Design
Digital Craft
Direct
Entertainment
Entertainment for Gaming
Entertainment for Music
Entertainment for Sport
Film Craft
Glass
Health & Wellness
Industry Craft
Innovation
Media
Outdoor
Pharma (não houve finalistas brasileiros nessa área)
PR
Print & Publishing
Radio & Audio
Social & Influencer
Titanium
Veja as campanhas brasileiras líderes em indicações até o momento: “Buscapé”, curta-metragem da VMLY&R para Vivo e Motorola, que aparece nove vezes como finalista, em Film Craft (seis menções), Media (2 menções) e Entertainment; e “O custo do ouro”, da DM9 para Urihi Associação Yanomami, mencionada oito vezes em Design (2), Media (2), PR (2), Direct e Social & Influencer.
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