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17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Awareness por causa de quê?

Se o público já conhece a causa, tá na hora do próximo passo


24 de junho de 2021 - 10h15

Tô com uma ideia genial aqui: vamos falar sobre lixo nos oceanos! Conscientizar as pessoas sobre essa causa tão importante, da qual depende o futuro do nosso planeta.

Fácil, né? Responde a uma máxima da propaganda, que é usar os conhecimentos que as pessoas já têm para espalhar a sua mensagem.

Só tem um porém: as pessoas já sabem que lixo nos oceanos é um problema.

Pensar campanhas de awareness para causas sociais pode dar em ideias incríveis e malucas, e justamente porque geralmente usamos causas das quais as pessoas já estão “aware”. Então, é mais possível inverter as lógicas de um jeito maluco, já que as pessoas já conhecem a lógica original das coisas.

Assim, a gente consegue ideias bonitas, criativas, “do caralho”. Mas nem sempre causamos impacto real nas causas que defendemos.

E a gente não tá nem dizendo que não vale a pena passar essas noites em claro pensando essas ideias que vão nos garantir outras noites boas de um sono de consciência tranquila depois. A questão é para que elas vão servir.

Porque, diferentemente de muitos produtos que a gente tenta vender no dia a dia, causas são coisas que as pessoas querem comprar. E, tal qual a um Playstation 5 hoje em dia, elas não sabem como.

É aí que entram ideias que engajam para a causa, ou que tentam resolver materialmente seus problemas. Elas partem das mesmas premissas, e podem gerar um impacto muito mais profundo nos problemas sociais e ambientais que realmente queremos combater.

Para dar um exemplo positivo, nessa edição do festival de Cannes, uma das ideias que mais brilhou foi Contract for Change, da FCB para a Michelob Ultra. Indo além da conscientização de que é extretamente difícil mudar uma produção agrícola tradicional para produção orgânica e de fato propondo uma ação concreta.

Às vezes, vale a pena deixar o awareness de lado, em prol de um engajamento muito mais enérgico e real do que os que estufam nossos video-cases. É hora de pensarmos ideias para causas de uma forma que, além de um prêmio, ganhem corações e mentes, e deixem o mundo um pouquinho melhor do que estava antes.

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