Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

Criatividade, inovação e prêmios

Criatividade, inovação e 92 prêmios para o Brasil: Uma experiência única por dentro do Cannes Lions!


27 de junho de 2023 - 18h47

Minha primeira experiência no Festival Internacional Cannes Lions, maior evento de criatividade do mundo, já entrou para lista dos momentos mais marcantes de 2023. Ao longo desses dias fui impactada por cases dos mais diversos segmentos da indústria, reencontrei amigos e fiz novas amizades e me conectei com profissionais potentes de todo o mundo, pessoas que transformam e inspiram, em uma jornada intensa e de mudança de mindset!

Definitivamente, o Festival Cannes Lions reimagina o que é inovação e criatividade.
Como representante de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, não poderia estar mais orgulhosa e feliz por poder presenciar a premiação do case da Intel “Certified human”, ganhador do Leão de Ouro., com as agências Dentsu Creative, Carat e ASL. O case é baseado no “FakeCatcher”, primeiro detector de deepfake em tempo real do mundo! O prêmio reforça o papel e a atuação da Intel para o desenvolvimento de tecnologias e soluções que fazem do mundo um lugar melhor para todos!

Outro ponto alto do Festival foram os painéis que exploraram o futuro das interações sociais e a velocidade com que a tecnologia vem mudando a forma como nos relacionamos, nos conectamos, colaborarmos, aprendemos e compartilhamos! Com uma agenda dedicada à revolução tecnológica devido à IA, foram discutidos os impactos e oportunidades para as indústrias de marketing e serviços com a potencialização da forma como interagimos e fazemos negócios. Esse certamente foi um hot topic em Cannes com 65% das marcas e agências considerando como a tech trend para este ano, de acordo com o estudo State of Creativity Study 2023.
Conhecer o cliente é fundamental para entregar uma experiência personalizada com oferta do produto e/ou serviço alinhado às suas necessidades e, com isso, criar fidelidade através de uma jornada de relacionamento de longo prazo. Segundo o Gartner, em 2025, 10% de todos os dados gerados e 30% de todo o outbound marketing de grandes empresas virão de IA generativa. A IA será uma alavanca para produzir mais, melhor e com mais velocidade mas sempre como um meio para viabilizar a criação e não substituí-la.

Sustentabilidade apareceu na maioria das falas como determinante para a perenidade das empresas nas próximas décadas. O Relatório de Sustentabilidade da WFA para 2030 foi apresentado por Jonathan Hall, da Kantar, com achados surpreendentes que apontam para US$ 193 bilhões em contribuição gerada pela sustentabilidade para as marcas “Top 100 Global BrandZ”. A sustentabilidade continua sendo o impulsor da reputação corporativa em 45% dos casos. O “value-action gap” traz uma reflexão interessante: 97% da base entrevistada deseja ter um estilo de vida sustentável mas apenas 13% afirma realmente ter mudado comportamentos neste caminho.

Estamos falando de economia e geração de novos negócios, como mostrou o caso de sucesso da Extra Corona Lime na China, com uma solução para a falta de limão de qualidade no país (considerado importante para a experiência do consumidor com a marca) e o incentivo aos pequenos produtores. Esta é uma ilustração sobre o uso da criatividade em prol do desenvolvimento local e da economia. Sabemos de nossas responsabilidades com as comunidades onde operamos e vemos neste tipo de negócio um engajamento que atravessa diferentes camadas sociais. Devemos ser agentes de transformação do futuro que queremos criar! E o Brasil tem uma vocação enorme nesse contexto.

A voz potente e necessária de Halle Berry nos mostrou como é importante termos cada vez mais mulheres ocupando posições de liderança dentro da indústria e trazendo um novo olhar para os modelos de negócios, especialmente quando pensamos em inovação e criatividade. A atriz e empreendedora tratou da importância de desmitificar verdades sobre o universo feminino que nos influenciam em nossas decisões como consumidores, C-level ou marketers. Trazendo o potencial de mercado das mulheres em menopausa, ela aponta oportunidades de até US$ 600 bilhões relacionadas aos tratamentos para este grupo de mulheres. Este foi um painel que, além de libertador, mostrou a inteligência que há quando criamos e enxergamos novas oportunidades em mercados pouco explorados.
Fiquei feliz ao ver um tema que venho compartilhando em palestras e apresentações sendo trazido à tona. Ao tocar no processo de criação e desenvolvimento, os speakers abordaram a paralisia pelo medo de dar errado. Acredito que é fundamental ressignificar os erros como aprendizados, e não fracassos. Aprender com os erros é muito potente. E sai ainda mais forte desse encontro!

O Festival de 2023 também tem números expressivos – foram cerca de 15 mil participantes de todos os lados do mundo para acompanhar speakers com os mais variados backgrounds. Levando muita criatividade, o Brasil teve 2.037 cases inscritos, ficando atrás apenas dos EUA e do Reino Unido. A diversidade também vem aumentando. Com mais regiões participando, Nigéria e Armênia ganharam seus primeiros leões. O Brasil teve 25 jurados, sendo 15 mulheres.

Levo grandes aprendizados relacionados às novas dinâmicas para a construção e consolidação de um negócio no mundo em rede de hoje, mas “levo na mala” muita inspiração sobre acreditar e fazer com que as “coincidências” aconteçam construindo-as a todo momento em nossas rotinas de trabalho – essa dica fica por conta de Marcel Marcondes, CMO Global da AB Inbev, eleita “Creative Marketer of the Year” pelo segundo ano consecutivo.

Marcel abriu o festival com uma apresentação emocionante contando sobre a sua jornada e trouxe insights sobre inovação e criatividade como motor de crescimento para desenvolver capacidades e um ecossistema de parceiros a favor do negócio. Durante sua apresentação, o executivo trouxe a importância de ACREDITAR e criar o futuro.

E falando em “acreditar” preciso terminar falando do brasileiro. Vimos o mercado brasileiro mostrar processos criativos de geração de impacto e isso emociona muito: o Brasil levou 92 leões, sendo premiado em 28 das 30 categorias, destacando mais uma vez a criatividade do nosso povo como um motivo de orgulho. Essas conquistas são reflexo da capacidade de criação enraizada na diversidade cultural e rica herança artística do Brasil, mas também reflexo da resiliência construída no dia-a-dia do brasileiro ao contornar dificuldades e desafios reais, sempre com um olhar de otimismo na busca de um caminho possível. Essa jornada de superação contínua transborda emoção, faz a gente rir, faz a gente chorar e faz nosso coração bater mais acelerado! Esse “sentir” nos conecta como seres humanos!!

Ao somarmos nossas habilidades criativas como brasileiros e assumirmos a responsabilidade de contribuir para o mundo que queremos construir, podemos fazer a diferença e gerar impacto. Como criativos e agentes de transformação, juntos temos a oportunidade de usar nosso talento e posicionamento para moldar a sociedade que todos nós merecemos.

Volto para o Brasil com sonhos ainda maiores. Honrada de ser brasileira e por, mais uma vez, ver como não há limites para inovação e para a criação de projetos de impacto! Mil vezes obrigada, Cannes!

Confira também o portfólio de clientes do Meio & Mensagem.

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