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Cannes Lions

16 a 20 de junho de 2025 | Cannes França
Diário de Cannes

Não há criatividade sem paixão

Entre provocações, celebrações e futuros possíveis: os aprendizados de uma semana transformadora em Cannes


20 de junho de 2025 - 12h20

Minha semana de inspiração e conexão no Cannes Lions 2025 transcende a definição de um festival.

As 12 mil pessoas que estiveram pelos arredores do Palais – o maior público da história do Festival – e suas lideranças ouviram e discutiram sobre o futuro da criatividade e seu impacto no marketing e publicidade, acima de tudo com muita paixão.

Poucas vezes vi tantas marcas brilhantes do mundo convergindo na Riviera Francesa. Foi uma semana focada em criatividade que impulsiona impacto no mundo real e sua exponencialização no mundo da inteligência artificial.

Uma pergunta ecoou de todos esses engajamentos: como podemos, juntos, elevar ideias e impacto de propósitos e de marcas de forma exponencial?

Retorno de Cannes com gratidão pelas discussões profundas e provocações compartilhadas com CMOs, agências, criadores de conteúdo e produtoras, ou seja, diferentes atores de nosso mundo.

Essas conversas, muitas vezes estendendo-se noite afora pelas ruas da Riviera, não foram apenas oportunidades de networking, mas verdadeiras trocas de visão, desafios e soluções colaborativas.

Estar juntos no contexto da evolução da criatividade é um estado de espírito, deixando de ser uma oportunidade, e torna-se, cada vez mais , uma crucial necessidade. É palpável o desejo por um ambiente de aprendizado contínuo e compartilhado sobre tudo que vivemos.

O Cannes Lions 2025 afirmou uma verdade poderosa: o futuro da criatividade reside na convergência harmoniosa de tecnologia de ponta, que exponencializa e torna indispensável a engenhosidade humana e um propósito estratégico claro.

Testemunhamos como a IA pode amplificar – e não substituir – nossa essência humana, como a economia dos criadores está a evoluir para um ecossistema profissional e impactante, e como a criatividade é cada vez mais medida pela sua contribuição tangível para os resultados de negócio.

Criadores hoje são “startups de Hollywood”, empreendedores digitais que moldam a cultura e expandem impérios em novas mídias. Essa evolução demonstra uma mudança para marcas lideradas por criadores, com autenticidade e conexão direta com a comunidade.

A mudança de nome em Cannes para Social & Creator Lions solidificou esse reconhecimento dos criadores como parceiros estratégicos.

Ao refletir sobre a jornada de 20 anos do YouTube e ao olhar para as próximas duas décadas, o Google mantém-se firme no seu compromisso de fomentar este ecossistema.

Há uma dedicação em construir as plataformas, ferramentas e parcerias que permitem aos criadores prosperar, às marcas conectarem-se autenticamente aos consumidores, permitindo a toda a indústria ultrapassar os limites do que é possível.

O investimento em IA, narrativa multiformato e estruturas de mensuração robustas visam fomentar um ambiente onde ideias ousadas se possam traduzir em sucesso mensurável e ressonância cultural, garantindo criatividade que impulsiona impacto no mundo real.

Esta visão holística garante que a inovação serve não apenas ao apelo estético, mas para impacto e crescimento no mundo real, promovendo um ambiente onde “eficácia e talento criativo não são mutuamente exclusivos”.

Volto de Cannes também com claras lições de casa: numa era de rápidas mudanças, agilidade, ousadia e uma abordagem centrada no ser humano são primordiais. É fundamental abraçar as provocações, aprender com as compreensões e continuar a colaborar como indústria.

Juntos, com CMOs, agências, criadores e produtoras, é possível navegar pelas complexidades, aproveitar as oportunidades e definir coletivamente a próxima era de ouro da criatividade – uma que seja proposital, impactante e verdadeiramente transformadora.

Por fim, para mim, o festival esse ano teve um gosto ainda mais especial.

Reconheceu-se com orgulho o nosso Brasil como o país inaugural do ano da criatividade, um testemunho do nosso espírito criativo duradouro.

E, com profunda reverência, prestou-se homenagem ao lendário Washington Olivetto, cujo legado indiscutível continua a inspirar a criatividade em todo o mundo.

E o futuro? Bem, ao vislumbrar os próximos 20 anos, fecho os olhos e me vejo… aprendendo culinária tailandesa em português, teremos uma explosão multi-cultural com a quebra da barreira linguística.

Me vejo criando um documentário em vídeo da minha vida ao final de cada dia, para deixar como legado para minha família, através do Empoderamento da Co-crI.A. ação.

Me vejo ainda correndo contra nosso maior valor, o tempo, mas investindo mais segundos em qualidade por ter as marcas que confio agindo a meu favor e não só comunicando seus propósitos de marca através de seus agentes inteligentes.

Mas ainda me vejo em Cannes Lions 2045, sentindo o calor da Riviera, o refresco dos Rosés, e o privilégio de estar rodeado de amigos que contribuíram para um futuro, que como disse, equilibrado e acima de tudo apaixonante, como diria o amado Olivetto, “Não existe criatividade sem paixão”.

Que continuemos apaixonados pelo que vivemos e pelo novo que viveremos.

Salut!

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