Em edição rigorosa, Brasil encerra Cannes com 85 Leões
Festival entregou um total de 932 Leões na edição deste ano, 254 a menos do que o total de 2018; AKQA foi a mais bem colocada do País
Em edição rigorosa, Brasil encerra Cannes com 85 Leões
BuscarFestival entregou um total de 932 Leões na edição deste ano, 254 a menos do que o total de 2018; AKQA foi a mais bem colocada do País
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2019 - 15h32
Hugo Veiga e Diego Machado, sócios da AKQA São Paulo, seguram os Grand Prix de Media e Entertainment Lions for Music (Celina Filgueiras)
Bárbara Sacchitiello e Alexandre Zaghi Lemos
Na edição que ficará marcada pelo maior rigor do júri na concessão de prêmios às peças inscritas, o Brasil encerra sua participação no Cannes Lions com um total de 85 Leões. O total de prêmios do País é inferior ao da edição de 2018 do Cannes Lions, quando as agências nacionais trouxeram para casa 101 Leões.
Entre os troféus do País estão os 2 Grand Prix da AKQA (inéditos na história da agência) e também um marco na história brasileira do Festival. Além dela, apenas a Ogilvy conseguiu o feito de levar para casa 2 GPs no mesmo ano (em 2013).
Além dos dois Grand Prix conquistados pela AKQA, o País termina o Festival com 7 Ouros, 22 Pratas e 54 Bronzes.
Pela pontuação conquistada com os prêmios máximos das áreas de Media e Entertainment Lions for Music, a AKQA foi a agência brasileira com melhor desempenho na edição 2019 do Festival, conquistando um total de 7 Leões (2 GPs, 2 Pratas e 3 Bronzes). Na sequência ficou a Wieden+Kennedy São Paulo (com 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze). (Veja mais abaixo a tabela com os prêmios das agências brasileiras no Cannes Lions 2019).
Considerando as 27 categorias, o Cannes Lions distribuiu 254 Leões a menos do que em 2018. Neste ano, o júri distribuiu um total de 933 troféus para trabalhos de várias partes do mundo. No ano passado, a quantidade total de Leões foi 1186 peças.
A quantidade menor de prêmios era esperada uma vez que, assim como em 2018, o número total de inscrições de trabalhos no Festival caiu. Neste ano, o Cannes Lions registrou a inscrição de 30.953 peças, número 4,4% menor do que o total de trabalhos concorrentes em 2018. O Brasil também diminuiu suas peças no evento: enquanto no ano passado as agências nacionais inscreveram 2.131 peças, em 2019 o total de trabalhos brasileiros disputando Leões foi 2.093.
Compartilhe
Veja também
Cannes Lions divulga lista de jurados da edição de 2025
Júri deste ano terá mais de 30 brasileiros, dos quais três presidirão as categorias de de Creative Commerce, Print & Publishing e Outdoor
Cannes Lions define júri de Titanium
Judy John, a primeira chief creative officer (CCO) global da Edelman, foi nomeada presidente do júri da categoria