Em edição rigorosa, Brasil encerra Cannes com 85 Leões
Festival entregou um total de 932 Leões na edição deste ano, 254 a menos do que o total de 2018; AKQA foi a mais bem colocada do País
Em edição rigorosa, Brasil encerra Cannes com 85 Leões
BuscarFestival entregou um total de 932 Leões na edição deste ano, 254 a menos do que o total de 2018; AKQA foi a mais bem colocada do País
Bárbara Sacchitiello
21 de junho de 2019 - 15h32
Bárbara Sacchitiello e Alexandre Zaghi Lemos
Na edição que ficará marcada pelo maior rigor do júri na concessão de prêmios às peças inscritas, o Brasil encerra sua participação no Cannes Lions com um total de 85 Leões. O total de prêmios do País é inferior ao da edição de 2018 do Cannes Lions, quando as agências nacionais trouxeram para casa 101 Leões.
Entre os troféus do País estão os 2 Grand Prix da AKQA (inéditos na história da agência) e também um marco na história brasileira do Festival. Além dela, apenas a Ogilvy conseguiu o feito de levar para casa 2 GPs no mesmo ano (em 2013).
Além dos dois Grand Prix conquistados pela AKQA, o País termina o Festival com 7 Ouros, 22 Pratas e 54 Bronzes.
Pela pontuação conquistada com os prêmios máximos das áreas de Media e Entertainment Lions for Music, a AKQA foi a agência brasileira com melhor desempenho na edição 2019 do Festival, conquistando um total de 7 Leões (2 GPs, 2 Pratas e 3 Bronzes). Na sequência ficou a Wieden+Kennedy São Paulo (com 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze). (Veja mais abaixo a tabela com os prêmios das agências brasileiras no Cannes Lions 2019).
Considerando as 27 categorias, o Cannes Lions distribuiu 254 Leões a menos do que em 2018. Neste ano, o júri distribuiu um total de 933 troféus para trabalhos de várias partes do mundo. No ano passado, a quantidade total de Leões foi 1186 peças.
A quantidade menor de prêmios era esperada uma vez que, assim como em 2018, o número total de inscrições de trabalhos no Festival caiu. Neste ano, o Cannes Lions registrou a inscrição de 30.953 peças, número 4,4% menor do que o total de trabalhos concorrentes em 2018. O Brasil também diminuiu suas peças no evento: enquanto no ano passado as agências nacionais inscreveram 2.131 peças, em 2019 o total de trabalhos brasileiros disputando Leões foi 2.093.
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Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus