No Festival de publicidade, jornalismo mostra sua força
Jornal do Líbano conquista GP de Print & Publishing e trabalho da Columbia Journalism também recebe Leões ao destacar a importância da imprensa em um cenário de fake news
No Festival de publicidade, jornalismo mostra sua força
BuscarJornal do Líbano conquista GP de Print & Publishing e trabalho da Columbia Journalism também recebe Leões ao destacar a importância da imprensa em um cenário de fake news
Bárbara Sacchitiello
17 de junho de 2019 - 15h35
O primeiro dia de premiações do Cannes Lions 2019 trouxe um elemento peculiar. Alguns dos cases premiados pelo júri com os cobiçados Leões do Festival foram desenvolvidos para reforçar a importância da credibilidade das marcas jornalísticas em um mundo tomado por fake news e informações distorcidas.
“A mídia impressa têm um papel importante de mostrar a força do jornalismo”, disse Olivier Altmann, cofundador, CEO e COO da agência francesa Altmann + Pacreau, que presidiu os trabalhos do júri de Print & Publishing. Uma das mais tradicionais categorias do Cannes Lions, Print celebrou não somente a mídia impressa como uma plataforma de veiculação de mensagens, mas também o papel dos jornais na construção de uma sociedade mais bem informada e culturalmente preparada.
O Grand Prix da categoria foi concedido ao case “The Blank Edition”, case criado pela ImpactBBDO, de Dubai para o jornal AN-Nahar, do Líbano. Pela primeira vez em seus 86 anos de história, o veículo circulou imprimiu uma edição totalmente em branco. A ideia era fazer uma provocação aos jornais do país, já que muitos são controlados por políticos e membro do governo e fazer uma convocação ao povo libanês: que usassem as páginas em branco para escrever aquilo que desejavam dizer ao governo.
“Esse case deu às pessoas o poder de serem mídia”, disse o presidente do júri ao destacar a qualidade do trabalho. O case já havia ganhado prêmios importantes em outros festivais internacionais, como D&AD e Dubai Lynx International. Assista:
Outro case que destaca a importância do jornalismo para a sociedade – e que conquistou 4 Leões nesse primeiro dia do Festival (sendo 1 de Ouro em Outdoor) é “Fakenewsstand”, criado para a revista Columbia Journalism, dos Estados Unidos, pela TBWAChiatDay New York. A agência instalou, em uma esquina de Nova York, uma banca de jornal bem diferente: todas as publicações vendidas por ela eram compostas por notícias falsas.
O case contou com criação dos brasileiros Ricardo Franco e Angelo Maia, que trabalham na agência dos Estados Unidos. Para destacar ainda mais o quão importante é o jornalismo sério para a população, as notícias que estampavam as manchetes das publicações falsas na banca foram extraídas de diversos portais da internet, onde haviam conseguido bastante popularidade. Veja a reportagem do The New York Times sobre o case:
Além desses cases já consagrados, outro trabalho que também exalta a força do jornalismo é “The Truth Is Worth It”, da Droga5 para o New York Times. Em uma produção apurada, a campanha destaca as dificuldades e barreiras enfrentadas pelos jornalistas da casa para apurar matérias e fazer reportagens em diversas partes do mundo, sempre colocando a verdade como o maior objetivo a ser alcançado. A campanha conquistou prêmios do One Show e D&AD e foi selecionada para o shortlist de Titanium. Veja:
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus