Cannes
Análise de Mobile: inspiração para projetos revolucionários
Diretor executivo de criação da FCB Brasil, Fabio Simoes faz balanço dos insights e aprendizados na categoria em 2019
Análise de Mobile: inspiração para projetos revolucionários
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Meio & Mensagem
21 de junho de 2019 - 14h39
Fabio Simoes, executive creative director da FCB Brasil
Sem grandes surpresas no GP de mobile este ano. Whopper Detour se consagrou como um dos grandes vencedores em Cannes 2019 e como não poderia deixar de ser levou também o GP de mobile. A premiação do GP além de eleger a melhor ideia também premia de certa forma o melhor cliente, Burger King, que foi um parceiro fundamental em mais um projeto inovador que usou seu maior concorrente como protagonista e garoto-propaganda de mais esta ação.
Em termos de tecnologia não existe nenhuma grande inovação no projeto, mas como muitas das grandes ideias, ele hackeou uma tecnologia existente e se aproveitou da nossa fome por promoções. E esse foi o tom deste ano, nenhuma grande novidade tecnológica mas usos muito criativos de A.I., como em Seesound, e de realidade aumentada.
Aliás, dos outros sete vencedores de Leões De Ouro, quatro (Lessons in Herstory, Storysign, Pay it forward, Address the future) usam realidade aumentada como principal tecnologia para viabilizar seus projetos. Depois de muito buzz e muitos dólares gastos para emplacar o VR como a nova grande tecnologia de comunicação, é o AR que vem mostrando que, por sua acessibilidade e versatilidade, vai ser a grande ferramenta para amplificar os meios através dos quais nos comunicamos.
Três projetos, Lessons in Herstory, Address the future e Pay it Forward, mostraram como a tecnologia além de mudar a nossa visão do mundo, também é a alternativa mais sustentável para isso. Este é o ponto central da ideia Address the Future, onde uma coleção de moda digital foi criada explorando a necessidade atual das pessoas se exporem nas plataformas sociais.
A tecnologia também se mostrou como a melhor forma para transformar a sociedade em termos de acessibilidade. E as agências estão cada vez mais migrando para o desenvolvimento de produtos e, não só de campanhas, para construir esta nova realidade. Storysign e Seesound são dois ótimos exemplos de como podemos ir além da publicidade para mudar o mundo. Nosso trabalho é solucionar problemas de comunicação e isto também pode ser feito através da criação de produtos como estes dois exemplos brilhantes.
A única ideia que me parece fora do lugar nesta lista é a Bagelgate, não por não ser inteligente e divertida, mas por não me parecer tão original. No ano passado uma ideia muito semelhante, Emoji Whopper para Burger King, foi premiada com um Leão de Bronze na mesma categoria.
Apesar de não ser um ano de grandes inovações, Mobile continua para mim sendo a categoria mais excitante do Festival e a que todos nós deveríamos ficar atentos pois envolve a principal ferramenta da sociedade atual. A principal ferramenta não só de comunicação mas entretenimento, saúde, comércio e transporte.
De longe o melhor resultado do Festival, e em especial desta categoria, é a inspiração para criação de projetos mais revolucionários que vão ajudar a revolucionar a nossa indústria que vai sofrer transformações gigantescas nos próximos dois anos. Só sobreviverão as agências que estiverem realmente comprometidas a ajudar os seus clientes e suas marcas a se conectarem com com consumidores que mudaram e estão abandonando marcas estabelecidas que se desconectarm das suas necessidades. E como disse William Gibson: “O futuro já chegou, só não está bem distribuído”. Não há tempo a perder. Mude.
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