Assinar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Virgem de Cannes

Veio aí minha 1a vez no Festival


21 de junho de 2023 - 10h26

Tem quem diga que é brega, tem quem ache “animal”, tem saudosista que é do time “bom era antigamente”, tem os que acham besteira e os que acham o ápice da carreira, e tinha eu: que nunca pude achar nada, porque nunca tinha vindo.

Vim para Cannes sendo a única representante do Brasil no “See It Be It”, programa de aceleração de talentos femininos do Festival, que trouxe 16 criativas do mundo inteiro para uma semana cheia de palestras, mentorias e encontros com profissionais do mercado.

Imaginem só…a semana começou intensa por aqui e já digo logo minha 1a impressão: juntar amigos, novos amigos, criatividade e vinho rosé na Riviera Francesa é uma combinação que dificilmente vai ser ruim (diferentemente da maioria das 1as vezes).

Mas como já deu tempo de ter 2as impressões também, aproveito o espaço para contá-las:

-Cannes. Que cidade gostosa. Andar os 10 minutos entre o hotel e o Palais (com uma vista incrível do mar) é o melhor aquecimento para começar os dias empolgada.

-Conheci as outras 15 “SiBis” e o que me chama atenção é que mesmo sendo cada uma de um canto do mundo, com histórias e vivências totalmente diferentes, todas querem repensar o papel das líderes mulheres na indústria. O consenso é que ninguém quer se masculinizar para ocupar os cargos de chefia, queremos que a indústria se feminilize.

-Referente ao ponto anterior: tivemos um papo surpreendente sobre menopausa e mercado. Sabiam que é comum mulheres serem medicadas para depressão ou burn out, quando na verdade o que precisam mesmo é só regular os hormônios? Nota mental: falar sobre esse tema SEMPRE, porque é algo que afeta diretamente nosso desempenho no trabalho.

-Entre os shorlists achei um balanço equilibrado entre ideias “com causa” e ideias “propaganda de produto”. Aguardemos para ver quais serão mais premiadas.

-A fofoca de corredor corre solta e se você tem alguma peça concorrendo é difícil não se sentir num furo do Choquei. Essa adrenalina quase infantil é divertida de sentir.

-Conversei com algumas juradas. Elas foram unânimes em dizer quão rica é essa experiência e quão qualificado é o nível do júri.

-Em tempo real e de dentro da sala, pude acompanhar por uma hora o julgamento da categoria filme, a joia da coroa do Festival. Adorei ver os recursos retóricos que cada jurado usa para puxar ou derrubar uma peça. Os que mais influenciavam eram os que visivelmente estudaram cada detalhe da categoria. Me chamou atenção o tanto de anotações que faziam.

-Ver a alegria dos amigos ao ganhar um leão é bom demais.

-Ver a decepção dos amigos ao não ganhar um leão me faz refletir: é razoável o tanto de energia que gastamos com todo esse mise en scène?

Enfim, e se me perguntarem “foi bom pra você?” eu já posso responder com total propriedade que sim. Tá sendo ótimo.

Obs.: E os franceses? Estão mais simpáticos do que nunca…ah, o verão…

Publicidade

Compartilhe

Veja também