Júri vê “pirataria” e deixa de dar prêmio a Burger King
Case que “trollou” o Google chegou a ser listado para receber Leão de Titanium, mas esbarrou em critério da mensagem transmitida à indústria
Júri vê “pirataria” e deixa de dar prêmio a Burger King
BuscarCase que “trollou” o Google chegou a ser listado para receber Leão de Titanium, mas esbarrou em critério da mensagem transmitida à indústria
Bárbara Sacchitiello
25 de junho de 2017 - 16h00
Anunciante do ano no Cannes Lions 2017, o Burger King vivenciou dias de glória no evento deste ano. A rede de fast food recebeu dois Grand Prix (um em Print & Publishing e outro em Direct, ambos criados pela David Miami), além de muitos outros troféus de Ouro, Prata e Bronze.
A marca, no entanto, deixou de ganhar um Leão de Titanium – a categoria mais valorizada do Cannes Lions – por uma questão curiosa. O grupo de pessoas que avaliou os trabalhos de Titanium & Integrated achou interessante o case “Connected Whopper), em que a marca driblou o Google e criou um filme para o YouTube que ativava o wearable Google Home, fazendo ele explicar sobre os ingredientes do Whopper. Quando o trabalho já estava listado entre o seleto grupo de cases que receberia Leão de Titanium, algo aconteceu e mudou a trajetória.
“Íamos premiar essa campanha quando uma das juradas, muito inteligente e competente, ponderou que esse case do Burger King pirateava o Google (o trabalho foi feito sem autorização do buscador). Argumentei que achei isso divertido e que, nesse caso, a trollagem foi interessante e engraçada. Mas a jurada ponderou, com bastante propriedade, que o júri de TItanium tem a obrigação de indicar os caminhos para a indústria e o grupo achou que não era legal mostrar que essa pirataria era o caminho”, contou Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC e participante do júri de Titanium & Integrated. A jurada que apresentou esse ponto de vista ao grupo foi Jane Lin-Baden, CEO da Dentsu Inc. Veja a peça:
https://www.youtube.com/watch?v=U_O54le4__I
Com o Burger King excluído da disputa, os trabalhos premiados com Leão de Titanium foram “Boost Your Voice”, da 180LA para Boost Mobile – vencedor do Grand Prix de Integrated; “The Refugee Nation”, da Ogilvy Nova York e que conta com a participação da produtora brasileira Asteróide e “My Mutant Brain”, da norte-americana MJZ para a Kenzo.
O Grand Prix foi concedido à “Fearless Girl”, exaltada pelos jurados como a melhor ideia que já passou por Cannes nos últimos anos.
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