Outdoor: Africa conquista os 4 Leões brasileiros da categoria
Agência foi premiada pelo case "Árvore Refugiada", que ganhou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze, e com "Unbreakable Courts", que levou 1 Bronze
Outdoor: Africa conquista os 4 Leões brasileiros da categoria
BuscarAgência foi premiada pelo case "Árvore Refugiada", que ganhou 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze, e com "Unbreakable Courts", que levou 1 Bronze
Bárbara Sacchitiello
20 de junho de 2022 - 16h01
A categoria Outdoor foi dominada por uma única agência brasileira na edição de 2022 do Cannes Lions. A Africa foi a agência responsável pela criação dos dois cases que, no total, receberam os 4 prêmios concedidos ao Brasil na categoria: 1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes.
O case “The Refugee Jatoba”, que no Brasil ganhou o nome de “Árvore Refugiada”, abocanhou três prêmios: 1 Ouro, 1 Prata e 1 Bronze. A peça publicitária foi criada para a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e usou o storytelling de uma das árvores nativas da região da Amazônia, o jatobá, que pediu “refúgio” às embaixadas de outros países para fugir da ameaça de extinção. O case conquistou 1 Leão de Ouro, 1 Prata e 1 Bronze.
O outro trabalho brasileiro premiado com Leão (nesse caso, de Bronze), é “Unbreakable Courts”, feito para a marca Budweiser.
O desempenho brasileiro em Outdoor foi um pouco mais tímido do que na edição do ano
passado, quando o País recebeu 6 Leões dos jurados.
De acordo com Gabriela Hunnicutt, sócia da Bold e jurada que participou da avaliação dos trabalhos da categoria, houve uma grande preocupação em premiar cases que, além da criatividade, também fossem ideais reais, que tivessem sido, de fato, aplicadas pelas marcas e a agências. “Não passam mais cases que foram evidentemente criados apenas com a proposta de ganhar prêmios. É importante que as ideias possam ser aplicadas, de fato, e sejam continuadas”, diz Gabriela.
Grand Prix
O júri da categoria concedeu o grande prêmio para o case “Liquid Billboard”, criado pela Havas Middle East, de Dubai, para a Adidas. A marca criou um outdoor em formato de piscina para convidar mulheres a mergulharem e exporem seus corpos, utilizando os maiôs e trajes de banho da Adidas. A ideia era, simultaneamente, promover a linha da marca e difundir uma mensagem de aceitação e de quebra de estereótipos e padrões de beleza.
“Dou os parabéns a Adidas por esse trabalho. A empresa pegou um megafone para dizer ao mundo que nada é impossível”, declarou o presidente de júri de Outdoor, Eugene Cheong, chief creative officer da DDB Asia. Veja abaixo o vídeo do Grand Prix:
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus