Uma agenda de impacto em Cannes 2024?
Começou a maior exposição e celebração da excelência criativa global!
Começou a maior exposição e celebração da excelência criativa global!
17 de junho de 2024 - 13h54
O Festival Internacional de Criatividade em Cannes oferece a partir de hoje o seu pacote anual essencial de atualizações para os mais diversos modelos de negócio desse nosso ecossistema que é indústria criativa. E como em todo ecossistema, o equilíbrio e a sustentabilidade são pautas bem importantes para estas atualizações. A cada ano o festival amplia sua pauta em torno de questões sociais e ambientais, tanto em seu programa de palestras e conteúdos como nas premiações. Da emergência climática ao impacto social e positivo das campanhas e ações das marcas, da ética e transparência na gestão a inclusão e diversidade, não faltam discussões, apresentações, ideias e ações. E não poderia ser diferente certo? Não há perspectiva para o ecossistema publicitário global sem a busca por ações que o equilibram. E é por isso que é importante vir a Cannes para celebrar o protagonismo da criatividade de duplo impacto. Prestigiar ideias que entregam o impacto tático e estratégico da publicidade, o awareness, conceito clássico de mídia, junto com o impacto social, positivo, inspirador e transformador de vidas e perspectivas.
Em tempo de um domínio da pauta e de discussões sobre o avanço da AI e do recorde em inscrições de trabalhos que mencionam o uso de IA no festival, é hora de prestar atenção nesse pacote essencial de atualizações com propósito e valores humanos, entregues por trabalhos e projetos inscritos pela dupla criatividade e inteligência social. É hora de acompanhar por exemplo como a pauta ESG das grandes marcas pelo mundo tem influenciado as estratégias de marketing das marcas. Por isso espero poder conhecer de perto por aqui as ideias inscritas em “Good” (“Glass” e “Sustainable Goals”) bem como nas demais categorias onde a genialidade e a inovação da criatividade global prestam serviço a propósitos alinhados com as demandas mais urgentes de um ecossistema ainda maior e vital para nossa existência.
Por exemplo, hoje (segunda, 17) tem uma apresentação sobre o que podemos aprender com os 20 anos da campanha pela Real Beleza de Dove. Tem também uma apresentação misteriosa de uma celebridade do mundo dos esportes “convidado surpresa” 15x campeão que vai falar sobre a invisibilidade de 1.3 bilhões de pessoas em uma comunidade global da qual faz parte, pela indústria do marketing. E ainda hoje quero acompanhar pela primeira vez o difícil trabalho do júri “Glass Lions” na torcida pelas duas campanhas finalistas da agência brasileira Soko (“Dove” e Stella Artois).
Amanhã (terça, 18) tem a apresentação do “#ESGpraJÁ” com as brasileiras Erlana Castro (ESGpraJÁ) e Dilma Campos (Nossa Praia) que devem dar uma super aula inspiradora pra criativos e estrategistas do mundo todo sobre como resolverem a equação entre a entrega criativa da pauta ESG nas grandes empresas. Amanhã também quero conferir a palestra do Jay Shetty, autor britânico de “Think Like a Monk” e podcaster do “On Purpose” que deve dar sua visão de como marcas e creators podem juntos colaborar com impactos positivos com o propósito no coração de suas relações, com direito a uma sessão de meditação com os participantes de sua apresentação.
Na quarta (19) tem uma apresentação do forecast da WGSN com um landscape do que esperar do consumidor em 2026 com entre outros tópicos os sentimentos e emoções que devem orientar o consumo daqui para a frente. Daí tem uma palestra com mais um convidado surpresa, pelo visto um ativista famoso bastante com as questões climáticas com um título super instigante: “Como vender a sustentabilidade sem o greenwashing”. E tem uma apresentação ou palestra chamada “Black at Cannes – Culture Drives Brands” que destaca o valor da cultura negra global multibilionária, mesmo com toda sua demonstração de influência no comportamento e na tendência de diversos campos da moda, música, esporte, tecnologia, etc, ainda pode ser sub-representada dentro das maiores empresas do mundo.
Na quinta (20) que é o dia internacional do refugiado, tem um papo entre uma representante do comitê olímpico internacional e mais uma convidada surpresa, que pela descrição no programa arriscaria dizer que é a diretora do filme “As Nadadoras” (The Swimmers), Sally El Hosaini. Ela deve apresentar o time olímpico de refugiados para quem devemos torcer nas olimpíadas de Paris. E na quarta também tem uma apresentação esotérica e no mínimo curiosa com uma leitura de cartas de tarô ao vivo para apresentar o futuro da Creator Economy por uma creator do Tiktok chamada Robyn Delmonte. Não a conheço mas já a admiro pela coragem de propor uma dinâmica diferente para transmitir esse conteúdo. E ainda na quinta tem um papo para quem curte ou não curte futurismo, que é um painel chamado “Making New Realities REAL, Human Intelligence – Content Competency Reshaped”. Uma conversa que contará com a presença da Thaísa Akemi do Itaú. Ela e outros convidados devem falar sobre o futuro em 18 meses. Isso mesmo, uma pílula de futurismo criativo imediato para conhecermos o que vai rolar já nos próximos 18 meses e em qual parte dessa tendência da indústria você é seu negócio pode se encaixar.
Na Sexta (21) além do grande momento de entrega das principais premiações do Festival quero ver a Maria Ressa, vencedora do Nobel da Paz e CEO do Rappler site de notícias ativista pela liberdade de imprensa nas Filipinas, subir no palco pra receber o prêmio Cannes LionHeart.
Acho que para começar é isso, por enquanto. Tem muito mais durante a semana que será uma jornada inesquecível com um altíssimo de conhecimento compartilhado e muito networking.
Partiu celebrar a criatividade e o impacto positivo e social das ideias e conteúdos apresentados no Festival de Cannes 2024. Afinal, não vamos continuar celebrando novos trabalhos, novas ideias, e novos os leões se não exaltarmos agora a importância dos efeitos positivos da criatividade em questões humanas e sociais. Acredito que a criatividade sempre pode transformar um bom negócio em um negócio bom para o mundo. Vamos nessa!
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