Humanos X Máquinas: quem se deu melhor em Cannes?
2018 foi o ano da Inteligência Artificial e outras coisas do gênero na indústria da publicidade
Humanos X Máquinas: quem se deu melhor em Cannes?
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23 de junho de 2018 - 9h00
2018 foi o ano da Inteligência Artificial e outras coisas do gênero na indústria da publicidade. Vimos coisas incríveis a partir do uso criativo da tecnologia. Mas até que ponto isso se refletiu nos Leões deste ano? Fiz uma rápida análise olhando apenas para os 27 GPs. Dá uma olhada. É bem curioso.
Health and Welness Lions. O GP foi para o longa Corazón. Um filme. Humanos 1 X 0 Máquinas.
Grand Prix Health for Good. Blink to Speak levou o prêmio. Basicamente, é uma nova linguagem de sinais. Humanos 2 x 0 Máquinas.
Design Lions. GP para Trash lsles. Transformaram uma montanha de lixo num “país de verdade”. Ideia low tech. Humanos 3 x 0 Máquinas.
Film Lions. GP para It’s a Tide Ad Campaign. Humanos 4 x 0 Máquinas.
Mobile Lions. Corruption Detector levou. AI para mapear a cara dos corruptos. Humanos 4 x 1 Máquinas.
Outdoor Lions. Follow the Arches, para o McDonalds. Billboard como outro qualquer. Humanos 5 x 1 Máquinas.
Print Lions. Tagword, para a Budweiser. Print chamando as pessoas para o Google. O genial tá naquilo que a tecnologia permitiu a marca fazer, certo? Humanos 5 x 2 Máquinas.
Rádio Lions. O GP foi para AB Inbev, numa campanha que mudou a letra do hino nacional para lutar contra a violência doméstica. Humanos 6 x 2 Máquinas.
Titanium Lions. Esse GP, em tese o mais importante, foi para o Palau Pledge. Um carimbo no passaporte. Bem low tech. Humanos 7 x 2 Máquinas.
Digital Craft Lions. O vídeo clipe Aeronaut VR levou o GP. VR absurdo. Humanos 7 x 3 Máquinas.
Film Craft Lions. O GP foi para Hope, Cruz Vermelha. Filme com cara de verdade. Humanos 8 x 3 Máquinas.
Industry Craft Lions. Quem levou o GP foi First Steps, para Kiwi. Campanha de graxa de sapato, com texto incrível. Humanos 9 x 3 Máquinas.
Brand experience and Activation Lions. GP para o projeto Today@Apple, que transformou lojas da Apple em centros de treinamento e criatividade. O papel da tecnologia aqui não tem relação direta com a ideia, portanto. Humanos 10 x 3 Máquinas.
Creative E-commerce Lions. Esse GP foi para X-Box, The Franchise Model. As pessoas customizavam seus games e depois podiam revender o design personalizado para outros usuários. A tecnologia está aqui, mas teve pouco a ver com a ideia. Humanos 11 x 3 Máquinas.
Innovation Lions. GP para o Ministério das Comunicações da Colômbia. Acesso ao Google por telefone comum, via voz. Genial e tecnológico. Humanos 11 x 4 Máquinas.
Product Design Lions. Quem levou esse GP foi Kingo, com um sistema pré-pago de energia solar portátil, para pessoas sem acesso à rede elétrica. Foge do modelo clássico de tecnologia que conhecemos, mas é basicamente uma solução tecnológica. Humanos 11 x 5 Máquinas.
Entertainment Lions. GP para KPN, com o projeto Evert 45. Conteúdo para jovens, a respeito da Segunda Guerra. Humanos 12 x 5 Máquinas.
Entertainment Lions for Music. Quem levou o GP foi o clipe do Jay-Z, Smile. Humanos 13 x 5 Máquinas.
Creative Data Lions. JFK Unsilenced. Recriação de um discurso de J. Kennedy, que nunca aconteceu. Mistura de tecnologia, dados e muita edição. Humanos 14 x 5 Máquinas.
Direct Lions. Palau Pledge também levou esse. Humanos 15 x 5 Máquinas.
Media Lions. Tesco’s Food Love Stories faturou esse GP. Um projeto cujo ponto principal foi a distribuição e personalização do conteúdo. Sem a tecnologia seria um projeto comum. Humanos 15 x 6 Máquinas.
PR Lions. Trash Iles levou este GP, mais uma vez. Humanos 16 x 6 Máquinas.
Social and Influencers Lions. Esse GP foi para a Nike, com Nothing Beats a Londoner. Um projeto de conteúdo, mas que usa tudo o que o digital pode oferecer. Humanos 16 x 7 Máquinas.
Gran Prix for Good. Quem levou esse foi a ASL Association, com o Revoice. Um projeto de recriação eletrônica de voz para pacientes com ELA. Humanos 16 x 8 Máquinas.
Glass, the Lion for change. GP para Bloodnormal. Uma das campanhas mais incríveis que vi este ano no festival. Conteúdo para quebrar o tabu sobre menstruação. Humanos 17 x 8 Máquinas.
Sustainable Deveolopment Goals Lions. O GP desta categoria foi para Palau Pledge. Humanos 18 x Máquinas 8.
Creative Effectiveness Lions. Nesta categoria o GP foi para ITC Foods. Um giz para as crianças brincarem, mas que também é um sabão higiênico. Humanos 19 x Máquinas 8.
O placar final, na minha opinião, apenas mostra que o papel mais importante da tecnologia ainda é fazer a informação circular para que novas ideias possam nascer, independente da forma. Qualquer discussão além disso, Peace&Love my friend.
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