O que campanhas premiadas revelam sobre engajamento e comunidade
As campanhas mais premiadas mostraram que transformar comunidades em cocriadoras de conteúdo é a chave para engajamento real, conexão emocional e resultados expressivos
O que campanhas premiadas revelam sobre engajamento e comunidade
BuscarAs campanhas mais premiadas mostraram que transformar comunidades em cocriadoras de conteúdo é a chave para engajamento real, conexão emocional e resultados expressivos
24 de junho de 2025 - 18h02
O poder dos fandoms ficou evidente no Cannes Lions 2025. Os cases mais premiados transformaram consumidores em protagonistas com desafios interativos, narrativas criativas e até mesmo experiências imersivas.
Hoje, os fãs propagam ações. Engajam, criam seu próprio conteúdo, ajudam a moldar narrativas e participam ativamente de campanhas.
Marcas que valorizam essa relação criam comunidades vibrantes, autênticas e duradouras. Cannes mostrou os resultados da conexão genuína com o público.
A Budweiser, por exemplo, levou 6 leões com a campanha One Second Ads, da AFRICA CREATIVE DDB. Em uma série de vídeos de um segundo, a marca incentivou fãs a reconhecerem hits nacionais e internacionais em apenas uma nota. É o ads mais curto da história da publicidade!
Essa ação gerou mais de 68 milhões de impressões nos dois primeiros meses – 119% acima do esperado. Mais de 125 mil comentários conectaram a Budweiser a fãs de artistas como Beyoncé, Taylor Swift, Beatles e Foo Fighters.
Uma estratégia perspicaz: com apenas um segundo da música tocada, o pagamento dos direitos autorais não é obrigatório. A campanha conectou música, entretenimento e o universo de consumo de uma forma divertida para fãs de todas as idades.
O Vaseline Verified também foi uma sensação. O case da OGILVY, Singapore levou 9 leões incluindo um Titanium. A marca aproveitou o auge das redes sociais e o universo das tendências virais para criar uma campanha revolucionária, dividida em duas partes. Primeiro, promoveu testes científicos de hacks virais que envolviam o uso da vaselina — de truques de beleza a dicas de sedução.
Depois, a marca validou (ou desacreditou) as práticas, com respostas rápidas e bem-humoradas na internet. O selo de “Verificado” pela Vaseline virou símbolo de confiança e autoridade. Já nas primeiras semanas, foram mais de 600 milhões de impressões e 160 mil menções. Mais de 35.800 pessoas experimentaram os produtos da marca.
Com o sucesso da campanha, a Vaselina viu um aumento de 81% no engajamento digital e um crescimento expressivo nas vendas online, reforçando sua posição como parceira da cultura digital. E mostrou que 155 anos de história podem ser sinônimo de diversão, ciência e inovação.
Por fim, Clash of Clans da DAVID, New York, ficou com 7 leões. A comunidade de haters do jogador de futebol Erling Haaland, usuário do game desde os 10 anos de idade, foi chamada para destruir seu vilarejo, gerando milhões de interações.
Em uma única campanha, o jogo teve o envolvimento de mais de 34 milhões de pessoas na “revanche”, com um aumento de 150% na aquisição de novos jogadores em um curto período. É a prova de que quando a comunidade participa,ela vira promotora e geradora de conteúdo – mesmo que seja hater.
Por trás dessas campanhas e de algumas outras que pude analisar durante o festival, há uma evidência: envolver o público como protagonista, seja com desafios, histórias surpreendentes ou experiências, é o caminho para criar comunidades fiéis e muito engajadas.
Em um cenário em que a atenção é cada vez mais disputada e curta, tornar a comunidade parte da narrativa é a estratégia que garante engajamento duradouro e uma forte conexão emocional. Afinal, os fãs não são apenas consumidores — eles são, cada vez mais, os principais propulsores das marcas e seus produtos.
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