Diário de Cannes

A divisão de categorias de Cannes faz sentido?

Por que não dividir os temas por temática ao invés do tipo de mídia?

Danielle Bibas

Executiva de marketing 16 de junho de 2017 - 8h47

Entendo que o faturamento do festival esteja diretamente ligado a quantas categorias cada peça é inscrita, e a quantas peças são inscritas no total. Mas, na verdade, a maneira como o festival esta estruturado hoje não faz mais sentido. Dividido por categorias de mídia.

A grande maioria das peças são multi-telas e multi-mídias e hoje essa distinção não tem mais relevância. Acho que deveriam seguir o que o Clube de Criação fez no ano passado aqui em São Paulo: dividir o festival por categorias de produto – por segmento da indústria. Talvez faça sentido simplesmente dividir mídia impressa de videos e ativações locais, com três tipos de mídias diferentes e cada uma delas dividida por segmento da indústria.

Eu trabalho no mercado de Beleza há mais de 10 anos e acharia muito interessante entender como as peças inscritas se classificariam dentro do universo dos meus concorrentes – que tem o mesmo target que o meu e produto similar. Então as categorias passariam a ser por exemplo: bebidas alcoólicas, carros, beleza, saúde, serviços financeiros, seguros, etc… As mesmas que existiam na época das long-lists. Acho que seria muito mais relevante do que ver uma lista de TV, print, Outdoor, “cyber”, PR, etc…

#ficadica #divisãoporcategoria