Quem são os contemplados pelo Programa de Equidade de Cannes?
OcupaTrans, Grupo Publicitários Negros e Perifa Lions receberão passes para o Cannes Lions para oferecer a talentos de grupos subrepresentados
Quem são os contemplados pelo Programa de Equidade de Cannes?
BuscarOcupaTrans, Grupo Publicitários Negros e Perifa Lions receberão passes para o Cannes Lions para oferecer a talentos de grupos subrepresentados
Taís Farias
17 de abril de 2024 - 6h10
Como parte de seu esforço para ampliar a diversidade e inclusão de talentos, o Cannes Lions criou o Programa Equidade, Representação e Acessibilidade (ERA). A iniciativa vai alocar cerca de um milhão de euros, todos os anos, em passes para profissionais que fazem parte de grupos subrepresentados.
Lu Novelli e Guilhermina de Paula, fundadoras do OcupaTrans (Crédito: Jomo Studio/ Divulgação)
Em 2024, três projetos brasileiros serão contemplados pelo Programa. São eles: OcupaTrans, Perifa Lions e o Grupo Publicitários Negros (PN). Estreante no Festival, o OcupaTrans foi criado há oito meses e fomenta a participação de pessoas trans, travestis e não-binárias em eventos da indústria publicitária.
Até agora, a iniciativa já levou dezenas de seus participantes ao Festival do Clube de Criação e no Festival Whext, ambos em São Paulo. O OcupaTrans conta com apoio e suporte logístico-operacional da produtora de som Pingado Áudio.
“Estar no Cannes Lions 2024 com a comunidade Trans será um passo crucial e efetivo de transformação. A presença e participação do OcupaTrans nos festivais abre portas para uma nova era de representatividade na publicidade. Além de promover a inclusão efetiva de pessoas trans na indústria, também destacamos a importância da diversidade, experiências e novas visões de mundo refletidas em cada ideia, solução e projeto”, destacou Guilhermina de Paula, fundadora do OcupaTrans.
No total, seis participantes serão selecionados para estar no evento. Agora, o projeto busca apoio e patrocínio para financiar a ida dos profissionais até a França e sua estadia ao longo do Festival. Quem também está nesse processo, é o Grupo Publicitários Negros para assegurar que os jovens talentos participem plenamente do evento.
Na edição 2024, a expectativa do Grupo é levar publicitários negros que já foram premiados pelo Cannes Lions ou tenham projetos indicados. Desde 2022, quando em parceria com outros coletivos articulou uma carta aberta ao Festival, o PN tem participado de uma conversa contínua com o Cannes Lions. No ano passado, quatro jovens foram contemplados e participaram do Festival.
O Perifa Lions, por sua vez, levará jovens talentos periféricos para o Festival pelo terceiro ano consecutivo. Dessa vez, o briefing será para a marca Veja e um júri formado pelas agências patrocinadoras – Africa Creative, Artplan, BETC Havas, FCB, Live e W3haus – selecionará duas duplas para participarem do festival com todas as despesas pagas.
Compartilhe
Veja também
Cannes Lions 2025 terá cinco trilhas de conteúdo
Programação tem nomes como Serena Williams e Tor Myhren, da Apple, e reflete a transformação em curso nas indústrias criativas e o que será determinante para o futuro
Young Lions Brazil 2025 define vencedores
Jovens selecionados ganharão viagem à França e concorrerão à medalhas no Festival Cannes Lions, que acontece entre 16 e 20 de junho