Quem são os contemplados pelo Programa de Equidade de Cannes?
OcupaTrans, Grupo Publicitários Negros e Perifa Lions receberão passes para o Cannes Lions para oferecer a talentos de grupos subrepresentados
Quem são os contemplados pelo Programa de Equidade de Cannes?
BuscarOcupaTrans, Grupo Publicitários Negros e Perifa Lions receberão passes para o Cannes Lions para oferecer a talentos de grupos subrepresentados
Taís Farias
17 de abril de 2024 - 6h10
Como parte de seu esforço para ampliar a diversidade e inclusão de talentos, o Cannes Lions criou o Programa Equidade, Representação e Acessibilidade (ERA). A iniciativa vai alocar cerca de um milhão de euros, todos os anos, em passes para profissionais que fazem parte de grupos subrepresentados.
Em 2024, três projetos brasileiros serão contemplados pelo Programa. São eles: OcupaTrans, Perifa Lions e o Grupo Publicitários Negros (PN). Estreante no Festival, o OcupaTrans foi criado há oito meses e fomenta a participação de pessoas trans, travestis e não-binárias em eventos da indústria publicitária.
Até agora, a iniciativa já levou dezenas de seus participantes ao Festival do Clube de Criação e no Festival Whext, ambos em São Paulo. O OcupaTrans conta com apoio e suporte logístico-operacional da produtora de som Pingado Áudio.
“Estar no Cannes Lions 2024 com a comunidade Trans será um passo crucial e efetivo de transformação. A presença e participação do OcupaTrans nos festivais abre portas para uma nova era de representatividade na publicidade. Além de promover a inclusão efetiva de pessoas trans na indústria, também destacamos a importância da diversidade, experiências e novas visões de mundo refletidas em cada ideia, solução e projeto”, destacou Guilhermina de Paula, fundadora do OcupaTrans.
No total, seis participantes serão selecionados para estar no evento. Agora, o projeto busca apoio e patrocínio para financiar a ida dos profissionais até a França e sua estadia ao longo do Festival. Quem também está nesse processo, é o Grupo Publicitários Negros para assegurar que os jovens talentos participem plenamente do evento.
Na edição 2024, a expectativa do Grupo é levar publicitários negros que já foram premiados pelo Cannes Lions ou tenham projetos indicados. Desde 2022, quando em parceria com outros coletivos articulou uma carta aberta ao Festival, o PN tem participado de uma conversa contínua com o Cannes Lions. No ano passado, quatro jovens foram contemplados e participaram do Festival.
O Perifa Lions, por sua vez, levará jovens talentos periféricos para o Festival pelo terceiro ano consecutivo. Dessa vez, o briefing será para a marca Veja e um júri formado pelas agências patrocinadoras – Africa Creative, Artplan, BETC Havas, FCB, Live e W3haus – selecionará duas duplas para participarem do festival com todas as despesas pagas.
Compartilhe
Veja também
Brasil sobe para a segunda posição no Lions Creativity Report
País ocupa segundo lugar depois de seis anos consecutivos na terceira colocação do relatório anual do Lions
Veja ranking atualizado das brasileiras mais premiadas na história de Cannes
Gut sobre da 19ª para a 14ª colocação; e, nos três primeiros lugares, a Almap acumula 276 troféus; a Ogilvy mantém 158 Leões; e a DM9, brasileira mais premiada em 2024, salta de 137 para 153 troféus